PORTUGAL: Porto

A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta, pois é possível encontrar também as ruínas de antigas fortificações que salvaram o Porto da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes, sua arquitetura contemporânea e antiga, seu centro históricoe por um dos seus clubes de futebol, o Futebol Clube do Porto.

Quem passeia pelo Porto não deixa de notar os sinais da riqueza que tomou conta da cidade a partir do século XV, impulsionada pelo comércio de mercadorias das terras anexadas por Portugal. Do Brasil, chegaram ouro e madeiras exóticas para enfeitar as igrejas locais. Estima-se que os entalhes de madeira da Igreja de São Francisco foram recobertos com 200 quilos de ouro.




Caves do Vinho do Porto (Vila Nova de Gaia)

Erguendo-se frente ao centro histórico do Porto na margem sul do rio Douro, as Caves do Vinho do Porto são o centro da produção do vinho do Porto. Este vinho doce e fortificado é produzido a partir das uvas cultivadas na região do Douro e enviado para as caves de Vila Nova de Gaia, onde é preparado e envelhecido. Os visitantes poderão escolher entre as mais de 50 caves à beira-rio para descobrir as dezenas de variedades de Vinho do Porto, que é hoje um dos mais famosos do mundo.

Nas margens do rio Douro estão atracados ainda alguns barcos rabelos, antigas e estreitas embarcações usadas para transportar o vinho do Porto das vinícolas (conhecidas como quintas) até os armazéns.

Sé Catedral

A imponente Sé do Porto foi concluída no século XIII, embora tenha sofrido muitas alterações ao longo dos séculos. Com belas talhas, pinturas, esculturas, tesouros de arte sacra e uma rosácea românica, além da bonita Capela Baptismal, revestida de mármores policromos, e belos azulejos barrocos no claustro e varanda, este é sem dúvida um monumento fascinante.

Torre dos Clérigos

Com 75 metros de altura, esta torre sineira de estilo Barroco foi concluída em 1763 e domina o centro antigo da cidade. É a mais alta do gênero no país, e os visitantes podem subir os seus 225 degraus para admirar as vistas. A adjacente Igreja dos Clérigos é um excelente exemplo de síntese dos estilos arquitectónicos Barroco e Rococó e exibe uma elaborada fachada.

Ponte Dom Luís I

Outro imponente cartão-postal da cidade é a Ponte de Dom Luís I, toda em ferro, projetada pelos assistentes do francês Gustave Eiffel (1886).

DICAS:

- Passeio de barco pelo Rio Douro - observar as plantações de uva nas margens e passar por duas barragens. Numa delas, o barco "afunda" cerca de 100 metros para nivelar com o rio e seguir viagem.
-Visitar a Livraria Lello, é muito bonita e até inspirou a escritora do Harry Potter.
-Cais da Ribeira.
-Doces do Porto e a francesinha.
-Visitar as Caves, em Gaia. Sugiro a Ramos Pinto, foi a primeira casa que exportou o vinho do Porto para o Brasil.
.