BRASIL: Salvador/BA

Descobrindo a primeira capital do Brasil...

DESTINO: SALVADOR!

"Um dos maiores encantos de Salvador é reunir história, cultura, tradições e paisagens, que formam um conjunto difícil de se encontrar em outro lugar. Nós tivemos a oportunidade de ver a realidade de uma cidade consagrada como patrimônio histórico de valor incalculável e muito interessante de se conhecer."


Salvador  foi fundada como "São Salvador da Bahia de Todos os Santos" pelo rei português Dom João III, no ano de . A cidade também é conhecida como "Capital da Alegria", devido aos festejos de carnaval, e ainda, como "Roma Negra", por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.

Desde a sua fundação, Salvador se divide em Cidade Alta e Cidade Baixa. A ligação entre as duas cidades era feita por ladeiras, que até hoje existem. A cidade foi a primeira capital do Brasil, entre os anos de 1549 a 1763, e primeira metrópole portuguesas nas Américas. A partir do ano de 1550, começaram a chegar os primeiros escravos negros trazidos da Africa, de países como Nigéria, Angola, Senegal, Congo e Moçambique.

FAROL DA BARRA

Começamos o nosso roteiro pelo belíssimo e histórico Farol da Barra, que está localizado na ponta da praia da Barra. O farol possui 22 metros de altura e foi construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra, onde abriga o Museu Náutico da Bahia.

História: No século XVII, quando o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos os Santos em busca de pau-brasil e outros itens que abasteciam o mercado consumidor europeu. Em 1696, o Forte de Santo Antônio da Barra foi reedificado vindo a receber um farol,  quando passou a ser chamado de Vigia da Barra ou de Farol da Barra, sendo o primeiro do Brasil e o mais antigo do Continente.


Vista do Forte

PELOURINHO

Com apenas um dia para conhecer Salvador, não podíamos deixar de ir ao Pelourinho! Considerado Patrimônio da Humanidade, o Pelourinho, que fica na Cidade Alta, possui cerca de 800 casarões dos séculos 17 e 18, além de igrejas, museus, restaurantes e lojas, em meio a intermináveis ladeiras.
Antigamente, o Pelourinho era o coração de Salvador. Hoje, parece ter estacionado no tempo e inquieta  os turistas com tanta sujeira, mal cheiro e rumores de insegurança. Mas, sem dúvida, é um lugar de beleza única e histórica e que merece mais cuidados por parte do poder público.

História: Antigamente, as casas do Pelourinho abrigavam todo tipo de atividade colonial, quando ricos senhores de engenho e comerciantes, vinham ao Pelourinho para negociar, comprar ou vender de tudo, inclusive seus escravos.

1ª Faculdade de Medicina do Brasil

IGREJA DE SÃO FRANCISCO

Dizem que Salvador tem 365 igrejas, uma para cada dia do ano. Na verdade o número é menor, mesmo assim existem dezenas. Nenhuma visita à Salvador seria completa sem conhecer algumas destas obras primas. Conhecemos, então, a Igreja de São Francisco que foi construída entre 1708 e 1750, e seu interior representa o ideal português de uma igreja dourada.


ELEVADOR LACERDA



MERCADO MODELO

O Mercado Modelo é o centro de artesanato local, e é o lugar certo para comprar todas as lembrancinhas de Salvador. Na parte de cima do Mercado, há um restaurante especializado em culinária baiana, e embaixo há uma animada roda de capoeira que vale a pena conferir.
Este imenso casarão em estilo neoclássico foi construído na segunda metade do século 20, sobre o mar, no mesmo local onde funcionava a alfândega, localizando-se a 100 metros do Elevador Lacerda.


IGREJA DO BONFIM

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, padroeiro dos baianos, é famosa pelo ritual de lavagem de suas escadas.